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Arte

a imagem mostra as mãos de uma aluna pintando de vermelho garrafas pet cortadas em formato de flores. Ela está sentada a uma mesa coberta com papelão marrom. Tem as mãos sujas de tinta. A mão direita está sobre a mesa, com o dedo indicador dentro de um pequeno pote de tinta. A mão esquerda segura um pincel sobre uma das pétalas. À frente da estudante há três flores já pintadas de vermelho.a imagem mostra as mãos de um aluno apertando um jogo de pinos coloridos e com tamanhos diferentes.a imagem mostra as mãos de uma aluna pintando de vermelho garrafas pet cortadas em formato de flores. Ela está sentada a uma mesa coberta com papelão marrom. Tem as mãos sujas de tinta. A mão direita está sobre a mesa, com o dedo indicador dentro de um pequeno pote de tinta. A mão esquerda segura um pincel sobre uma das pétalas. À frente da estudante há três flores já pintadas de vermelho.

A Arte tem a potência de fazer despertar nas pessoas com deficiência visual a capacidade de reflexão crítica e ampliação da leitura de mundo.

O contato das pessoas com deficiência visual com as diversas linguagens possibilita sua emancipação e independência, assim como a criação de meios de aproximação a locais reservados à Arte, como museus, cinemas, teatros e demais espaços culturais que contribuam para a democratização do acesso à Arte. Além disso, para as pessoas que perderam a visão, as questões da expressão e do desenvolvimento de uma identidade pessoal, social e cultural igualmente são contempladas por meio das práticas artísticas.

As oficinas de arte proporcionam o conhecimento de técnicas com materiais e linguagem artística diversa, que são transformados em verdadeiras obras de arte. Elas têm como objetivo principal aguçar a criatividade, a expressão artística e a habilidade dos estudantes, tornando-os capazes de produzir objetos úteis ao dia a dia e de apreciação. Este trabalho possibilita o desenvolvimento de coordenação motora, noção espacial, concentração, socialização, amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão, a imaginação, a socialização, o psicomotor do estudante e até torna-se uma terapia. O trabalho artesanal também ajuda o estudante a aceitar a si mesmo, resultando em melhor autoconfiança e autoestima. A arte é um dos canais para que o indivíduo desenvolva seu potencial.

Conteúdos Trabalhados:

- Visita a Museus e espaços históricos da cidade, trabalhando os aspectos culturais regionais;

- Oficinas para produções visuais e exposições artísticas de obras desenvolvidas dentro dos Centros de Atendimento Educacionais Especializados (CAEEs);

- Oficinas de escultura, pintura, desenho;

- Releituras de obras, visando a aproximação das pessoas com deficiência visual para com a diversidade artístico-cultural;

- Visitas a Teatros e encontros com companhias teatrais;

- Conhecimento sobre a História do Teatro e seus elementos, buscando a democratização das práticas teatrais;

- Oficinas de expressão corporal individuais e em grupos, realizadas a partir de - Jogos Teatrais, Improvisação e Jogos Dramáticos, experimentando o corpo e o jogo no espaço na elaboração de ações cênicas;

- Oficinas de mediação teatral e formação de plateia;

- Oficinas de expressão vocal, estimulando a potência da articulação e dicção das palavras;

- Rodas de Leituras Dramáticas;

- Oficinas de cenografia e figurino;

- Oficinas de automaquiagem e maquiagem artística;

- Oficinas corporais, com foco no ritmo e diferentes estilos musicais;

- Participação em manifestações artístico-culturais na dança e festas populares e apresentações culturais regionais;

- Participação em apresentações artístico-culturais;

- Distinguir tempo e ritmo musical;

- Exercícios vocais para canto-coral;

- Diferenciação e reconhecimento de estilos musicais;

- Orientação a produtores culturais e profissionais de espaços artístico culturais e de lazer a atender adequadamente o público com deficiência visual.

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