pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Educação Física

a imagem mostra professor e aluno na quadra de esportes, em pé, frente a frente. O professor olha e fala com o aluno, que está com a bola, na cor branca, entre os pés, fazendo movimento de futebol. O aluno está de costas para a foto e o professor, de frente. A quadra tem chão na cor azul.a imagem mostra professor e aluno na quadra de esportes, em pé, frente a frente. O professor olha e fala com o aluno, que está com a bola, na cor branca, entre os pés, fazendo movimento de futebol. O aluno está de costas para a foto e o professor, de frente. A quadra tem chão na cor azul.

As atividades de Educação Física possibilitam a melhora da condição cardiovascular dos praticantes, aprimoram a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, proporcionam a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-los mais independentes no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência visual, sendo testemunhas de suas inúmeras potencialidades.

No aspecto psicológico, as atividades de Educação Física melhoram a autoconfiança e a autoestima, tornando as pessoas com deficiência visual mais independentes e seguras para alcançarem seus objetivos. As atividades físicas e esportivas no IPC são oferecidas a crianças, jovens, adultos e idosos visando o desenvolvimento global dos estudantes, tendo como base o incentivo à autonomia e melhoria da qualidade de vida e de saúde. Os profissionais que trabalham com a Educação Física são especializados em educação especial.

Conteúdos Trabalhados:

- Coordenação motora ampla e fina; 

- Psicomotricidade; 

- Amplitude corporal;

- Deslocamento;

- Fortalecimento muscular e ósseo;

- Correção postural;

- Consciência corporal;

- Lateralidade;

- Equilíbrio;

- Destreza;

- Postura corporal;

- Marcha;

- Noção espacial;

- Orientação espacial;

- Orientação temporal;

- Esquema corporal;

- Expressão corporal;

- Dinâmica manual;

- Musculação para produção da força;

- Resistência;

- Potência;

- Atividades rítmicas;

- Ginástica laboral/aeróbica;

- Circuitos funcionais;

- Relaxamento;

- Alongamentos;

- Caminhadas;

- Danças;

- Recreação;

- Jogos de oposição;

- Jogos sensoriais;

- Miniatletismo;

- Atividades de lazer;

- Iniciação de práticas desportivas.

Baixar arquivo
Voltar