pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Ensino do Sistema Braille

a imagem dá corte nas mãos de uma aluna teclando na máquina de braille. A máquina é cinza e está sobre uma mesa de madeira na cor marrom escuro, em primeiro plano. Em segundo plano, atrás desta mesa, está outra mesa, na cor branca, com papéis e outros materiais de escola sobre ela.

O código Braille é uma combinação de seis pontos que formam 63 combinações que permitem à pessoa com deficiência visual escrever e ler qualquer palavra por meio da percepção tátil, a lateralidade a coordenação motora fina e a noção espacial. Para a escrita do Braille são utilizados a reglete, punção, máquina Braille e a linha Braille. Com esses materiais também é possível a escrita e a leitura dos códigos matemáticos, de física e química, informática e as notas musicais em todas as línguas.

A característica principal do Sistema Braille reside no fato de ser uma comunicação totalmente prática, eficiente e fácil, assegurando à pessoa com deficiência visual um completo e eficaz mecanismo no processo ensino aprendizagem da leitura e escrita.

 

Conteúdos Trabalhados:

- Contextualização histórica

- Aprimoramento da conscientização do sentido tátil/pré-braille

- Conhecimento dos recursos e materiais para a escrita do Sistema Braille (reglete, máquina Braille e linha Braille)

- Uso da reglete e punção

- Uso da máquina Braille

- Escrita e leitura do Sistema Braille 

Baixar arquivo
Voltar