Menu Principal
Estimulação Visual
A Estimulação Visual é uma ação pedagógica que visa promover o desenvolvimento funcional da visão da pessoa com baixa visão, por meio de um processo sequencial, sistemático e gradativo.
Aprender a usar a visão requer esforço, disciplina e continuidade pelas pessoas com baixa visão e fatores como natureza e extensão da deficiência visual, a idade da pessoa, a preservação das funções cognitivas relacionadas à capacidade de entendimento e as oportunidades para aprender a usar a visão funcional são importantes, pois interferem na eficiência do programa de estimulação visual.
O desenvolvimento visual é evolutivo, uma etapa precede a outra e obedece a seguinte ordem de acordo com as pesquisas feitas por Barraga (1986):
- Sensação: atenção, fixação, movimento. Depende do ângulo da visão, do campo visual, distância e luz;
- Percepção de formas: objetos concretos tangíveis, bi e tridimensionais. Focalização de curvas, linhas, cantos, pontos e contornos. Depende das formas, cores e intensidade (claro/escuro);
- Representação de formas: representação de objetos em diferentes posições e relações espaciais. Diminuição de tamanho e formas, figuras planas e desenhadas, detalhes de objetos e em figuras;
- Representação de figuras e cenas: descrição e reconhecimento de ações e situações (perto/ longe);
- Análise e síntese visual: capacidade de analisar, juntar e separar;
- Simbologia abstrata: discriminação, reconhecimento, associação e interpretação de letras, palavras e frases.
Conteúdos Trabalhados:
- Primeira função: funções ópticas
- Segunda função: funções ópticas e perceptivas
- Terceira função: funções ópticas perceptivas e visomotoras