Menu Principal
NOTA DO IPC SOBRE A ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2024
NOTA DO IPC SOBRE A ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2024
O Instituto Paranaense de Cegos – IPC, é uma associação sem vínculos Políticos partidários. Nesta condição jurídica, ele não adota, não assume, não faz opção por nenhuma sigla partidária e não defende nenhuma candidatura, individualmente falando.
Entretanto, o fato do IPC não possuir e não assumir a ideologia de nenhuma sigla partidária, não significa dizer que ele não tenha Interesse no processo eleitoral e na escolha dos representantes do executivo e do legislativo.
Como uma associação constituída por pessoas com e sem deficiência visual, nos termos da constituição e de outras leis, o IPC atua dentro dos marcos e defende o Estado Democrático de Direito, os Direitos Humanos e a necessidade da elaboração e efetivação de políticas Públicas, financiadas com recursos do orçamento público.
Com base nesses princípios legais e valores, embora o IPC não tenha, não assuma e não faça defesa desta ou daquela candidatura, por óbvio, a associação compreende a necessidade da eleição de prefeitos (as) e vereadores (as) comprometidos (as) com as causas populares e com as causas das pessoas com deficiência visual.
As pautas do IPC são semelhantes ou as mesmas de tantos outros movimentos, coletivos, grupos, associações de pessoas com deficiência e tantas outras organizações constituídas por pessoas historicamente excluídas e marginalizadas, pelos mais variados e diversificados motivos sociais.
Esta consideração política ganha relevância ainda maior quando constata-se nas últimas décadas a eleição de prefeitos (as) e vereadores (as) cada vez mais alinhados com projetos e pautas econômicas e políticas que buscam restringir e retardar a efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência visual.
Nesse sentido, o IPC orienta seus associados, com ou sem deficiência, bem como aquelas pessoas com as quais mantem relações mais estreitas, que participem ativamente do processo eleitoral, discutindo as propostas dos candidatos e elegendo aqueles (as) comprometidos (as) com pautas e propostas do interesse da associação e das pessoas com deficiência visual.